top of page

Análise de Fatura e Energia

Análise de demanda

Nos contratos de fornecimento, existem duas variáveis principais que são cobradas: o consumo energético e a demanda. A demanda corresponde à potência máxima que será utilizada pela empresa em momentos de pico. Entretanto, em função de modificações na empresa, esse valor pode não estar adequado. Em momentos de expansão, quando se aumenta a carga, é possível que a empresa passe a pagar multas por excesso de demanda. Por outro lado, em momentos de redução de carga, a empresa pode pagar por uma demanda não utilizada. A análise de demanda tem como função avaliar e ajudar a escolher a demanda mais adequada a ser contratada pela empresa.

 

Qualidade da energia

A energia elétrica proveniente da rede não é completamente estável. Existem diversos fatores que podem comprometer a sua qualidade e que são medidos por meio de indicadores, como flutuações de tensão, harmônicas e quedas de tensão, que podem comprometer a vida útil de equipamentos. A consultoria realiza a avaliação e apresenta medidas de mitigação desses pontos.

Análise do fator de carga (definição de consumo específico)

Quando uma empresa/indústria possui um contrato de fornecimento de energia, é disponibilizado um valor máximo de potência que a empresa pode utilizar. Ests valor, no entanto, varia em função da produção da empresa e das horas disponíveis para a produção. A análise do fator de carga tem como premissa identificar os pontos de pico de demanda e avaliar a possibilidade de transferir essas cargas para os momentos de menor demanda, procurando normalizar a curva de potência e permitindo que a demanda contratada seja reduzida.

Avaliação de reativos

A energia utilizada pelas empresas possui duas componentes: a ativa e a reativa. A potência que efetivamente realiza trabalho e é útil para a empresa é a potência ativa. A potência reativa por outro lado é inerente à equipamentos que indutivos (ex: motores) que a usa para a formação de campos eletromagnéticos. Segundo a ANEEL a relação entre a Potência ativa e a Potência aparente deve ser no mínimo de 0,92. Quando menor a empresa deve corrigir estes reativos com a instalação de banco de capacitores para a correção para que não seja cobrada uma multa pela concessionária. Por isso é necessário realizar a avaliação para identificar as causas e as soluções para correção.

 

Inspeção termográfica

A inspeção termográfica tem como função identificar se as instalações elétricas estão íntegras, ou seja, se não existe algum ponto que possa estar provocando perdas elétricas ou que possa gerar um curto-circuito. A inspeção termográfica também pode ser utilizada na eficiência energética para identificar pontos de fuga de calor/frio em equipamentos e redes de distribuição de vapor/água gelada.

Entre em contato para mais informações e faça seu orçamento grátis!

bottom of page